Menu
Pensamentos

O perigo de só fazer “a parte boa”

Entre aspas porque essa “parte boa” é baseada em nossa própria opinião e achismos. Nem sempre Deus vê a mesma parte boa que nós vemos, no sentido de que a parte boa para Ele visa o crescimento do seu Reino e expressão da sua glória. Não o conforto e egoísmo, como relacionamos essa tal parte boa as nossas vidas.

O perigo de só fazer “a parte boa” é que vamos continuar errando tentando fazer a coisa certa e algo bom. Como aconteceu com Marta, na passagem de Jesus a casa dessas irmãs. Maria imediatamente sentou-se aos pés de Jesus para ouvir o que Ele tinha para ensinar. Largou tudo para estar com todo seu ser voltado para Ele. Ao que Marta, tentando agradar ao Senhor com suas arrumações e afazeres de casa acabou recebendo uma resposta do Senhor quando lhe perguntou se ele não se importava dela arrumar a casa sozinha.

Respondeu o Senhor: “Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária.Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada”.” Lucas 10.41-42

Apesar de achar que estava fazendo a coisa certa, Jesus disse que quem escolheu a parte boa foi a Maria. Ou seja, nem sempre a parte boa é aquilo que consideramos o certo a se fazer pela lógica humana. É preciso estar sensível ao que o Senhor tem feito e estarmos disponíveis para essa parte boa.

É muito fácil por exemplo, como uma vez compartilhei em um video no youtube, pregar para pessoas que estão passando por necessidades sejam físicas e financeiras. Elas aceitarão de bom grado, muita das vezes, a palavra que pregarmos a elas. Entretanto existe uma parte da população que não sente necessidades, possuem tudo o que precisam e querem, não lhes falta nada, como pregar que Jesus é tudo o que eles precisam? Então nos escondemos de certa forma, e vamos pregar para aqueles que estão realmente necessitados pois é mais fácil para Eles receberem a Jesus e nos enganamos, achando que estamos fazendo a coisa certa, que escolhemos a parte boa.

Quando eu fui para a Espanha, isso ficou muito claro dentro do meu coração. A maioria das pessoas na Europa não precisam de nada. Elas não sofrem financeiramente falando como as pessoas na Africa. Quando falamos sobre ir pregar na Europa as pessoas de modo geral acham que é tudo mil maravilhas e até torcem o nariz quando dizemos que estamos indo fazer missão, pois pensam que é luxo atrás de luxo. É mais comovente você falar que vai para a África do que ir para Europa em missões.

Só que se esquecem que todo aquele que não conhece ao Senhor, independente da realidade financeira, precisa sim ouvir a mensagem, e somos nós quem vamos pregar para Eles, ou as pedras clamarão. Estou dando esse exemplo, mas existem escolhas que fazemos dentro do nosso próprio circulo de convivência que também nos apontam o nosso egoísmo e conforto.

Pregamos com ênfase, com vigor para os que estão nas ruas, mas ao entrarmos para dentro de casa nem sequer mencionamos o nome de Jesus. Enquanto isso, achamos que estamos fazendo a parte boa.

O perigo de acharmos que estamos fazendo essa parte boa, é que quando o Senhor nos pedir algo que vá contra os nossos achismos, tendenciaremos a querer escolher o nosso conforto, a fazer aquilo que já estamos acostumados. Erraremos achando que estamos fazendo a vontade do Senhor quando na verdade só estamos fazendo aquilo que nós escolhemos fazer que faz parte da vontade completa de Deus.

Isso faz sentido para você? Parece confuso, eu sei, mas é um assunto necessário, para que não venhamos nos acostumar com essa parte boa que nós mesmos projetamos. A parte boa com Deus não singifica que será tudo mil maravilhas, que acertaremos de primeira, que não seremos julgados, que permaneceremos no conforto e que faremos só coisas que a gente gosta e tem prazer. Não. A parte boa é também sair da nossa zona de conforto, fazer o que precisa ser feito, porque o fim não é em nós mesmos, mas no próprio Deus.

Usando mais uma analogia, em um trabalho, para recebermos nosso salário não fazemos só aquilo que gostamos, por mais que a área que você escolheu seja a sua preferida, sempre terá uma coisinha que você terá que fazer que você não gosta, mas que é preciso fazer. Andar com Jesus não é só viver de glória em glória – ainda – mas também sermos julgados e taxados como crentes, é não ouvir nada mas continuar confiando no Senhor e por aí vai.

Oro para que o próprio Deus revele a nós qual é a sua boa parte para nossos dias para que possamos perceber e não deixar passar ao ponto de ficarmos envolvidos com outras achando que estamos fazendo a coisa certa.

Leia também: Entregar e perder o controle

Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio está previsto para 31 de agosto às 20h em live no meu instagram podendo ocorrer antes caso todos os números sejam vendidos. Vou avisando tudo no instagram.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário