Menu
Pensamentos

Seja protagonista: liberando o peso da culpa

Fim de ano por aqui era sempre a mesma coisa: celebrava as minhas conquistas mas não tanto quanto me culpava por aquilo que não havia conseguido fazer. Por isso, nesse sétimo capítulo da série “Seja protagonista” vamos falar um pouquinho sobre liberar esse peso que por vezes carregamos, com culpa, por não termos conseguido fazer aquilo que havíamos nos proposto a fazer.

Se você chegou aqui de paraquedas, saiba que esse post faz parte de uma série de 10 capítulos que está acontecendo tanto aqui no blog, como no spotify através de episódios de podcasts, para ler os outros textos é só clicar aqui e se quiser ouvir é só acessar esse link.

Perfeccionista, imatura, sonhadora, seja o que for que já te chamaram nessa vida quando ficou brava por não ter conseguido finalizar o ano com todos os projetos em dia, saiba que é normal não conseguirmos fazer todas as coisas, isso nos trás de volta para a nossa humanidade também, de que somos pessoas limitadas, embora tenhamos um pai que é ilimitado. E está tudo bem.

Hoje o meu convite para você, para se tornar a sua melhor versão é, assim como tenho aprendido esses dias, se desapegar dessa culpa, dessa frustração, desse sentimento de incapacidade. É tão fácil dizer isso, mas sei como é dificil realmente se desprender dessas coisas, tenho passado por esse processo já faz um tempinho e posso dizer que é libertador.

Ano passado eu vivi uma experiência de incapacidade absurda. Precisava terminar uma leitura até o fim do ano e por conta de muitas demandas acabei me atrasando toda, fazendo com que acumulasse mais do que deveria, mesmo assim estava convicta de que terminaria o ano com aquela leitura em dia. Entretanto, as coisas saíram muito do meu controle, estava trabalhando e estava dobrando o meu horário todos os dias e mal tinha tempo para fazer coisas básicas. No último dia, eu estava tão chateada por não ter conseguido, que no fim do expediente eu surtei, comecei a chorar, tive uma crise de ansiedade e só queria ir embora, frustrada.

Passaram-se alguns dias do novo ano e pude perceber que na verdade, Deus ele não está interessado se vamos bater mais uma meta de leitura da Bíblia anual no fim do ano. Ele está mais interessado em quanto dEle nós conhecemos, se o nosso prazer está nEle, em agradá-lo, não em cumprir rituais, hábitos e realizar metas que nós mesmas estabelecemos.

Estava frustrada, mas entendi que era melhor me deleitar no Senhor, ao invés de ficar correndo atrás de coisas que só são coisas. Precisei tirar esse fardo das minhas costas para prosseguir ao longo desse ano, não me preocupando em cumprir apenas metas estabelecidas por mim, mas em me deleitar no Senhor ao longo dos processos, mesmo que falhasse alguma vez.

Esse ano por exemplo eu não consegui ler a Bíblia toda de novo, por escolha minha, pois me permiti ser sensivel ao Senhor e entender que Ele não quer de nós que apenas cumpramos metas, para nos vangloriar disso e caso não finalizarmos ficarmos frustradas, não. Ele quer o nosso coração por completo.

Por isso hoje, se liberte do peso da culpa, dessas frustrações, desses sentimentos de incapacidade, a vida é muito mais do que as metas que estabelecemos, existe alegria no processo, existem mudanças internas acontecendo, finalizando ou não um projeto, existem aprendizados que ficarão pro resto da vida. Se livre desse julgamento interno. Que sim, somos nós quem fazemos, todos os dias.

Seja a sua melhor versão e protagonista da sua história honrando os processos e desfrutando de tudo isso com exatidão.

Espero que esse texto tenha feito sentido para você, e se fez, compartilhe com alguém que também precisa ler isso hoje. Continue acompanhando a série Seja protagonista, todos os domingos até 31 de dezembro aqui no blog e ouça os episódios sobre essa série também no Spotify, clicando aqui, será um prazer ter você por lá também.

Leia os outros posts da série “Seja protagonista” clicando aqui.

Com carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário