Menu
Pensamentos

A comunicação pode ser a chave da sua vida

Ouve-se muito sobre comunicação, afinal, sem ela não conseguimos conviver uns com os outros. Ninguém tem uma bola de cristal ou o poder de saber o que está se passando na sua mente, por isso comunicar-se faz total sentido e necessidade quando nos relacionamos com as pessoas ao nosso redor.

Já quero iniciar o raciocínio desse post com uma instrução: Saiba se comunicar.

Aprenda. Não se limite ao que você acha que sabe sobre comunicação como um todo. A gente nunca vai saber tudo, isso é fato, mas ficar estagnado no mesmo lugar, sem aquela garra por aprender é um desperdício total.

Nós não nascemos nos comunicando, a não ser pelo choro que a maioria deu logo nos primeiros instantes fora da barriga da mãe. Aprendemos, aos poucos, degrau por degrau e chegamos onde estamos hoje. É tudo? Obviamente que não. Mas infelizmente muitos acham que para bem aí. O português está razoavelmente bom, consegue pedir, se desculpar, oferecer, está tudo ótimo. É o que acham.

Mas há uma infinidade que não colocamos para fora. Muitas coisas guardamos com a gente por não saber lidar com aquilo ou transmitir de forma educada e carinhosa aquilo que não nos agrada. Aprendemos a comunicar o que convém a nós e aos outros, a parte difícil aprendemos a guardar no potinho e trancar no coração. Aí nasce as raizes das magoas, tristezas, estresse, indignação e por aí vai.

Eu particularmente sempre fui muito fechada. Há quem diga que puxei isso do meu pai. Mas fato é que eu guardava e talvez ainda guardo muita coisa só pra mim por não saber lidar com aquilo no sentido de comunicar o que estava sentindo ou pensando com alguém. Os anos foram passando e eu consegui me expressar melhor em determinadas ocasiões, embora algumas ainda tinha resistência. Comecei a fazer terapia e as conversas com minha psicóloga me ajudaram a colocar muita coisa pra fora, isso porque ela tocava em pontos específicos e eu estava ali exatamente para fazer isso: me comunicar.

Foi imprescindível. Estou longe de conseguir me comunicar com mais facilidade nas questões mais difíceis da vida, mas temos um avanço. Não sinto tanta dificuldade de me expressar e comunicar algumas coisas que antes tinha e isso pra mim foi uma virada de chave total.

A comunicação abrange várias áreas, tanto nesse sentido que acabei citando acima como também em comunicar-se com as pessoas no dia a dia, lidar com a vergonha e timidez, ser expressiva, conversar com pessoas que você não conhece, se apresentar diante de uma plateia e tantas e tantas outras coisas.

Apesar de eu ser mais fechada, sempre tive facilidade para me comunicar na internet, porém quando se tratava de falar em público ao vivo e a cores, tremia um pouquinho. Porque na internet se você errar, você pode tentar outras vezes até dar certo e você se agradar daquilo que está fazendo. Na vida real não. Mas mesmo assim eu ia. Porém não tão confiante.

Hoje graças a Deus tenho mais confiança, acredito em mim, no meu potencial, consigo elevar a minha voz quando preciso expor minha fala em público – pois a minha voz é baixa e suave- tudo isso porque eu tive a experiência de lidar com o público diretamente todos os dias na rotina do meu trabalho, algo que eu não tinha antes. Isso me ajudou de uma forma inexplicável. Antes para eu conversar com alguém que não conhecia, fazer uma pergunta, dar uma resposta, fazer uma ligação era um caos. Tinha medo. Falava baixo. Não transmitia segurança. Não confiava na minha capacidade. Precisava fazer um esboço do que ia falar antes de abrir a boca. Dá para acreditar nisso?

É claro que hoje eu continuo me esforçando, me preparo, estudo, falo com certeza, mas consigo relaxar mais e não ter esse peso sobre as minhas costas quando preciso me comunicar com as pessoas sabe?

Por isso eu acredito com total firmeza que a comunicação pode ser a chave da sua vida. Quantas oportunidades podemos perder se não soubermos nos comunicar direito? Quantos relacionamentos podem ser destruídos por não saber dizer o que gosta e o que não gosta? Quantas famílias vão perder os seus filhos por não saberem se comunicar entre eles? Quantas coisas você tem de ouvir e continuar calada por não saber comunicar seus valores, princípios e desejos?

Saiba se comunicar. Aprenda. estude. Não se limite. Você pode ir além.

A oratória, escrita, confiança, segurança, firmeza vem com o tempo a medida que você aprende a colocar pra fora aquilo que já está dentro de você. A comunicação é a chave.

Se trancar, guardar para si, não é o segredo, vai por mim.

Leia também: Seja uma pessoa pra cima

Estou fazendo uma rifa virtual para me ajudar com os custos da publicação do meu livro físico e se você puder e quiser me ajudar, para garantir o seu número basta acessar a Rifa Virtual clicando aqui. O sorteio está previsto para 8 de julho às 20h em live no meu instagram podendo ocorrer antes caso todos os números sejam vendidos. Vou avisando tudo no instagram.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário