Menu
comportamento pessoal / desenvolvimento pessoal / Dicas

Seja protagonista: deixando de postar tudo

No capítulo da série Seja protagonista de hoje vamos falar sobre essa nossa relação esquisita com as redes sociais. Sobre como temos sido reféns do alto padrão que foi imposto, da “necessidade” de postarmos o tempo todo e da afirmação que esperamos receber sempre que postamos algo por lá.

Se é sua primeira vez aqui na série, seja muito bem vinda(o) esse espaço não visa simplesmente lançar sobre você verdades para que você mude de uma forma corriqueira, não, na verdade essa série é para te ajudar e nos ajudar porque me incluo nisso, a nos tornarmos a nossa melhor versão gradativamente, tendo total ciência e compreensão dos fatos que estamos abordando de forma simples por aqui. Caso queira acompanhar a série é só clicar aqui para ler os outros capítulos & agora nós temos um PODCAST com essa série lá no spotify, para ouvir é só clicar aqui, estou liberando aos poucos os episódios.

Voltando ao assunto de hoje, já faz um tempinho desde que a minha relação com as redes sociais mudou drasticamente. Ontem mesmo, uma amiga me enviou um video de stories de alguns anos atrás, época essa que eu era considerada “blogueira”, continuo sendo hoje afinal eu tenho um blog haha, mas antes tudo o que eu vivia de interessante eu postava no instagram. É claro que tinham limites, mas sentia que vivia para postar, e o postar era só por postar, eu nem esperava nada das pessoas.

Aqui moram dois extremos. Aqueles que postam só por postar, ou seja poderia facilmente não ser postado se não tem nenhum objetivo, e outro, postar esperando algo em troca, como um elogio, fama e coisas do tipo. Ambos trazem problemas para nossas vidas, acredite.

É claro que é muito bom postarmos só porque simplesmente queremos postar algo, afinal a rede social é nossa e postamos o que queremos postar, mas só ficar fazendo isso, sem nenhuma consciência do que está fazendo, é desnecessário também. Da mesma forma que é bom recebermos elogios também quando postamos alguma coisa, e as vezes o intuito e propósito de um post é realmente esse e está tudo bem. O perigo mora quando dependemos totalmente dessa ação, ou só enchemos as nossas redes sociais com coisas que não agregam nem a gente nem as pessoas que nos seguem, sem sentido algum.

Parece contraditório, eu sei. Mas, deixe-me explicar melhor.

Aprendi algo com a Fernanda Witwytzky que tem me marcado bastante desde então. Nem tudo o que vivemos precisa ser exposto, tem coisas que devem ser mantidas apenas para o nosso ciclo, por mais que queiramos compartilhar nas nossas redes sociais. Existem limites que precisam ser estabelecidos tanto de um lado quanto de outro. Postar por postar, é melhor nem postar na maioria das vezes. Precisamos entender que tudo tem um propósito.

Quem trabalha com a internet sabe bem que postar só por postar, sem objetivo nenhum, não tem sentido.

Ao invés disso, seja intencional com aquilo que você tem compartilhado nas redes sociais. Se o seu perfil Não for privado, como o meu por exemplo, várias pessoas que você talvez nem tenha ciência estão ali consumindo seus conteúdos, sei que não somos responsáveis pelo tempo que outras pessoas passam no celular, mas as vezes a gente colabora para que o outro esteja consumindo um conteúdo que seja “barato” e desnecessário.

Hoje eu tenho muito cuidado sobre o que vou postar. E reflito bastante sobre “isso realmente vai mudar a vida de alguém ou a minha se eu postar?”se a resposta for negativa, guardo aquilo pra mim, porque não vale a pena ser mais uma no meio de tantos que está enchendo a internet de coisas sem sentido.

Esse assunto faz referência com vários outros e daria para ficar escrevendo até amanhã sobre isso, mas vou deixar essa parte para o podcast que vai sair logo em breve sobre esse assunto também. Mas deixo aqui um conselho, se de fato você quer se tornar a sua melhor versão ainda esse ano e continuar sendo no próximo ano, sendo protagonista da sua história, existem algumas medidas que você precisa tomar.

Como por exemplo ter mais atenção sobre o que você posta nas redes sociais ou até mesmo em privado com seus amigos. Tenha cuidado com aquilo que você posta, tanto de forma negativa quanto de forma positiva. Existem coisas que não precisam ser postadas e está tudo bem. A vida é boa do lado offline também e, como a Fernanda mesmo faz, é bom manter algumas coisas fora dos holofotes para que permaneçam privadas. Nem tudo precisa ser postado e postar só por postar pode custar muito caro de nós lá na frente.

Espero com todo meu coração que esse post da série “Seja protagonista” tenha te abençoado de alguma forma, o meu desejo é que as palavras que foram liberadas aqui sejam aguçadas ainda mais dentro do seu coração para que você viva e experimente de forma abundante a sua melhor versão.

Leia também: Você é aquilo que come

Lembrando que durante essa semana (4 a 8 de dezembro/23) teremos post novo todos os dias em comemoração ao quarto aniversário do blog. Se inscreva na newsletter.

Se você marca, deseja fazer alguma parceria comigo em relação ao blog sobre os conteúdos que abordamos por aqui, fique a vontade para me contactar e apresentar a sua proposta através do meu email profissional [email protected] ou pelo meu instagram @larissabuenoc

Compartilhe com quem você gosta,

Com Carinho, Lari.

Sem comentários

    Deixe um comentário